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Como atender e manter as expectativas dos clientes?

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Em um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam a preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento se tornou fundamental. Se produtos e serviços estão tão parecidos, são os profissionais de vendas que farão a diferença na hora da decisão de compra..

Por outro lado, os clientes se tornaram mais exigentes e conscientes, não só de seus direitos, como também dos mimos que deverão receber, a fim de prestigiar as empresas com sua preferência.

Nesse contexto, atender a  expectativas dos clientes se tornou fundamental , não importando o segmento de mercado.  Não apenas atender, mas também  manter alta a expectativa dos clientes, tornou-se fundamental para o sucesso em vendas. A experiência de compra por parte do consumidor sempre deve ser elevada.

Vejam o que os clientes esperam:

Em primeiro lugaros clientes esperam que os profissionais que o atendam se comprometam a ajudá-los a atingir seus objetivos.

Em segundoesperam obter sugestões e propostas de melhorias em suas atividades e seus processos. Esperam também que o profissional que o atende não coloque seus interesses acima dos deles. Que se mantenham comprometidos ao longo do tempo – ainda que não haja uma oportunidade imediata de venda ou de negócio.

 E, finalmente, os clientes querem ter garantia de acesso e de atendimento sempre quando necessitarem. (Por falar nisso, os consumidores detestam entrar em contato com as empresas e serem atendidos por máquinas e suas intermináveis opções –  “Para falar com a mãe do gerente, tecle 1. Para falar mal do chefe, tecle 2, e por ai vai”)

Espero que essas dicas possam ser de ajuda aos profissionais de vendas preocupados em melhorar sua perfomance.

Grande abraço,

Fernando Fernandes