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19 de Setembro de 2020

Empresas que tiveram “a faca e o queijo nas mãos” mas não souberam cortar

Fernando Fernandes

Você já deve ter ouvido essa expressão muitas vezes. Isso quer dizer que estão reunidas condições necessárias para realização de sucesso. Então, é só “cortar”.

Eu mesmo, já tive várias vezes com a faca e o queijo nas mãos e não soube cortar. O resultado é sempre triste.

No entanto, grandes empresas caíram no mesmo erro. Ou seja, tiveram tudo nas mãos para serem empresas longevas e de sucesso, mas não souberam “cortar”.

Vamos começar lembrando a história da Kodak. Inventora do filme de película e de muitas outras patentes. Líder absoluta no mercado mundial. Chegou a ser uma das marcas mais valorizadas em nível mundial. Foi a mesma Kodak que inventou a fotografia digital. Nesse momento podemos dizer que ela tinha “a faca e o queijo nas mãos”. No entanto, ficou apegada muito tempo ao passado. Quando acordou do sono da fama, já tinha sido ultrapassada pelos concorrentes e os danos eram gigantes. Hoje a empresa está falida e pronta para ser vendida.

Outro exemplo? A RIM, que mais tarde passou a se chamar BlackbBarry. Empresa canadense que lançou no mercado da telefonia celular um produto sensacional. O celular BlackBarry era o queridinho das empresas americanas e em pouco tempo tornou-se objeto de desejo das empresas. O marketing share da empresa era de mais de 60%. Tinha tudo para detonar o queijo. Até que surge o Iphone. Quando a empresa acordou de seu sono da fama, já era tarde, Hoje a empresa não existe.

Finalmente, vamos falar da Nokia. Empresa Finlandesa que em 1992 detinha 83% do mercado mundial da telefonia móvel.  A Nokia não tinha apenas a faca e o queijo, e sim a fábrica dos queijos. Mas, a falta de inovação, aliado ao sono da fama, abriu espaços para a concorrência. Hoje a marca Nokia telefones celulares não existe. Foi vendida a preço de banana para a Microsoft, que por sua vez, enterrou de vez a marca.

O que isso quer dizer? Que se você tem uma empresa de sucesso, um produto de sucesso, cuidado! A qualquer momento você pode desaparecer do mercado. INOVE, Não se acomode, crie e sempre esteja em movimento.

Quando tiver “a faca e o queijo nas mãos” saiba que precisa ter fome e cortar rapidamente.

Grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

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