Você já deve ter ouvido essa expressão muitas vezes. Isso quer dizer que estão reunidas condições necessárias para realização de sucesso. Então, é só “cortar”.
Eu mesmo, já tive várias vezes com a faca e o queijo nas mãos e não soube cortar. O resultado é sempre triste.
No entanto, grandes empresas caíram no mesmo erro. Ou seja, tiveram tudo nas mãos para serem empresas longevas e de sucesso, mas não souberam “cortar”.
Vamos começar lembrando a história da Kodak. Inventora do filme de película e de muitas outras patentes. Líder absoluta no mercado mundial. Chegou a ser uma das marcas mais valorizadas em nível mundial. Foi a mesma Kodak que inventou a fotografia digital. Nesse momento podemos dizer que ela tinha “a faca e o queijo nas mãos”. No entanto, ficou apegada muito tempo ao passado. Quando acordou do sono da fama, já tinha sido ultrapassada pelos concorrentes e os danos eram gigantes. Hoje a empresa está falida e pronta para ser vendida.
Outro exemplo? A RIM, que mais tarde passou a se chamar BlackbBarry. Empresa canadense que lançou no mercado da telefonia celular um produto sensacional. O celular BlackBarry era o queridinho das empresas americanas e em pouco tempo tornou-se objeto de desejo das empresas. O marketing share da empresa era de mais de 60%. Tinha tudo para detonar o queijo. Até que surge o Iphone. Quando a empresa acordou de seu sono da fama, já era tarde, Hoje a empresa não existe.
Finalmente, vamos falar da Nokia. Empresa Finlandesa que em 1992 detinha 83% do mercado mundial da telefonia móvel. A Nokia não tinha apenas a faca e o queijo, e sim a fábrica dos queijos. Mas, a falta de inovação, aliado ao sono da fama, abriu espaços para a concorrência. Hoje a marca Nokia telefones celulares não existe. Foi vendida a preço de banana para a Microsoft, que por sua vez, enterrou de vez a marca.
O que isso quer dizer? Que se você tem uma empresa de sucesso, um produto de sucesso, cuidado! A qualquer momento você pode desaparecer do mercado. INOVE, Não se acomode, crie e sempre esteja em movimento.
Quando tiver “a faca e o queijo nas mãos” saiba que precisa ter fome e cortar rapidamente.
Grande abraço a todos,
Fernando Fernandes