Conforme pesquisa do IBGE, no Brasil existem 18.300.000 desempregados (agosto/20), de várias classes sociais, evidentemente que o termo reinventar, não se aplica a todos como forma de conseguir emprego. Temos o trabalhador informal que trabalhava para sua sobrevivência diária e, na outra ponta, o executivo que perdeu o emprego na multinacional. Enquanto aquele tenta um mínimo para continuar adquirindo o estritamente necessário para alimentar sua família. Este, com reservas guardadas ou com outra fonte de renda, consegue sobreviver em um nível razoável, próximo ao que tinha anteriormente. Então a definição do termo reinventar é diferente conforme a necessidade de cada um.
Sinônimos de reinventar: Tornar a inventar, recriar uma solução para um problema antigo, mas que exige uma nova abordagem; reelaborar: temos que reinventar a maneira como as pessoas consomem.
Reinventar profissionalmente em tempo de pandemia tem uma conotação diferente: Desenvolver novas competências; Planejar o resultado; Não deixe para depois; Saia da zona de conforto; Manter a disciplina.
Assim, devemos considerar que o termo reinventar amplamente divulgado atualmente serve bem para propósitos diferentes de acordo com as necessidades pontuais, porém em todos os casos o objetivo é conseguir um novo emprego e renda suficiente para sobreviver. No entanto, as tecnologias que se aplicar nas técnicas de reinventar, esta longe do alcance dos desempregados, notadamente aqueles informais. Papel fundamental deveria fazer o Governo, para suprir esta lacuna, dando subsídios fáceis e baratos para os treinamentos e aprimoramentos. Existem nos grandes centros populacionais algumas iniciativas tímidas, se comparadas à quantidade de desempregados, mas nas pequenas cidades é inexistente. Não é lógico profissionalmente fornecer um curso de Excel para o vendedor ambulante.
Diferentes, mas iguais, ambos os casos é consequência principalmente da pandemia, e isto não tem solução simples, ou seja, o desemprego não e um só " reinventar", sempre foi mais complicada que isto, depende de muitos fatores.
Assim reinventar ou qualquer outra forma de expressão que se use é uma necessidade e utilidade para todos, inclusive os empregados atualmente.
Mário José de Souza
Mestre em Políticas Públicas.
Sócio proprietário da San Marius Corretora de Seguros Ltda.
Autor do Livro “Políticas Públicas para o Campo Científico”.