Afinal, o que significa a palavra HEAD de alguma coisa?
Há estrangeirismos que as pessoas incorporam para dar um certo status às suas posições corporativas, que na verdade muito pouco significam.
Esses dias fiz uma reunião com um vendedor de serviços de TI que se denominava Head - TI & Customer Journey, o que teoricamente seria coisa para caramba, mas depois de algumas perguntas mal respondidas percebi que não significavam nem conhecimento, nem habilidade em vendas.
Será que cargo de Vendedor ou até de Representante de Vendas, por mera babaquice (desculpem o termo), afeta a vaidade e a autoestima das pessoas e isso, no pensamento delas, desmerece os seus currículos e seus cartões de visita?
Fiquei pensando, aqui com os meus botões, que o Líder de Vendas, o Vendedor Senior, o Supervisor de Vendas ou o Gerente de Vendas, seja lá o nome que queiram dar em português, precisam ser urgentemente resgatados.
Ao longo da minha vida profissional corporativa sempre fiz questão que nos meus cartões de visita não aparecessem os meus cargos, porque sinceramente isso para mim nunca fez a mínima diferença, mas entendo que as empresas têm padrões a seguir, que muitas vezes vêm das suas matrizes no exterior, com essas esquisitices não tropicalizadas.
Apenas para contextualizar, certa vez precisei comprar uma máquina fotográfica em Boston, entrei em uma lojinha, fiz a compra e o senhorzinho que me atendeu me deu o seu cartão. Lá estavam o nome e endereço da loja, telefones e o nome dele. Abaixo do nome, entre parênteses, os horários em que estaria por lá.
Percebi que ele o dono da loja, mas isso não estava no cartão de visitas.
Curioso que sou, perguntei a ele qual era o cargo dele e ele me respondeu que o importante mesmo era o nome dele e o horário em que eu poderia encontrá-lo, fosse para tirar dúvidas sobre a máquina que comprei ou até adquirir lentes que ele me sugeriu.
O nome dele era Jean Todd (apenas isso), diga-se de passagem, um mega vendedor.
@sricardoms